Taipas

Taipa de Pilão

Técnica tradicional de construção com terra mundialmente difundida conhecida a mais de 5 mil anos, paredes de taipa apresentam ótima resistência mecânica, conforto térmico e acústico e bom grau de acabamento, em comparação com outras técnicas que utilizam barro úmido, a Taipa de Pilão apresenta baixa retração e alta durabilidade por formar paredes monolíticas.
A massa é preparada por meio de esfarelamento do solo, pulverização de água com cuidado para não elevar o teor de umidade seguido da mistura para homogenização e apiloamento dentro dos painéis.
Para construir monta-se uma forma móvel que chama-se taipal, posiciona-se o taipal e se faz o preenchimento com camadas de aproximadamente 15cm e realiza-se a compactação utilizando pilões, está espessura é importante para assegurar uma boa compactação do barro, após o preenchimento move se o taipal e repete-se o processo. Os vãos deixados na arquitetura, como portas e janelas, são montados a partir de uma estrutura de madeira colocada anteriormente durante a execução dos maciços das paredes. Em ocasiões em que as paredes sejam auto-estruturais a espessura não deve ser inferior a 60cm e em construções estruturadas está técnica pode ser aplicada como alvenaria de vedação.
Os pilões de base cunha oferecem compactação melhor que os de base plana, porem o rendimento do serviço é menor , o pilão deve pesar em torno de 5 a 9 kg e ter base entre 60 a 200 cm² com um lado redondo e outro quadrado, o lado redondo garante boa compactação e o quadrado é usado nos cantos
O tempo de secagem das paredes de taipa de pilão varia de 3 a 6 meses, dependendo da altura e espessura da parede, tipo de solo utilizado e condições climáticas.
Um dos maiores problemas detectados em construções de taipa é a erosão que apresentam na presença de água, tanto no nível do solo como na superfície das paredes, quando adequadamente protegida com grandes beirais e construída sobre patamar elevado, protegida contra as intempéries, a taipa possui muita durabilidade, que pode ultrapassar séculos, como exemplo, a casa dos bandeirantes, SP.


Hotel Kooralbyn , Australia


Mesquita Mopti , Malí , Iran


Taipa de Mão


Técnica comum no nordeste do Brasil, de execução simples, baixo custo e com utilização de materiais locais, consiste em aplicar manualmente a massa de barro sobre a estrutura que é geralmente feita de madeira mas também pode-se utilizar bambu e até mesmo de garrafas Pet para construção de colunas. A estrutura é composta por alicerce, colunas e vigas formando o quadro onde é fixo o gradeado ( enxamel ), O gradeado e composto por varas entrelaçadas de maneira que os vãos sejam de 10 x 10cm, onde é aplicado o barro.
A massa é preparada por meio de esfarelamento do solo; pulverização de água amassamento, que pode ser realizado com os pés sobre uma lona, ao erguer um lado da lona o barro acumula-se no meio facilitando o processo. A operação termina após a obtenção de uma massa homogênea. Há possibilidade de acrescentar outros componentes durante o amassamento, como a areia, cal, cascalho, fibra vegetal e estrume de animais.
Depois de a parede seca, recebe um nivelamento onde é aplicado o reboco cobrindo possíveis fissuras e impermeabilizando a superfície


Taipa leve

Técnica geralmente utilizada para divisão de ambientes, com massa feita de barro e palha nas proporções 10% e 90% respectivamente, pode se confeccionar moldes para produção de painéis para montagem posterior ou construir compactando a massa nos taipais como a taipa de pilão.
As paredes de taipa leve tem grande capacidade de isolamento térmico e acústico e podem ser construídas também em associação com as paredes estruturais para garantir o conforto do ambiente em regiões frias , outras vantagem são o tempo reduzido da construção e a simplicidade do processo, porem ao construir em locais expostos a humildade, deve-se rebocar adequadamente para evitar danificações que podem ser causadas pelo excesso de agua no interior das paredes.








Arquivos para Download

A taipa de pilão como método construtivo de casas populares
Estudo sobre a constituição e restauração de construções antigas em taipa de pilão
Paredes de Taipa
Reforço estrutural com elementos de Madeira
Restauração monumento historico