Ao pensarmos em bioconstrução, devemos entender como um habitat integrado ao seu meio -ambiente , desenvolvido a partir de um conjunto de técnicas e materiais alternativos que possibilitam construir causando o minimo impacto ambiental, visando sempre alcançar a auto-suficiencia, integra sistemas de saneamento e geração de energia no local, utiliza-se matéria-prima natural e matérias recicláveis que alem do baixo custo substituem os materiais convencionais que causam grande danos ambientais, utilizar o máximo possível dos recursos locais dispensando trasportes. Ao elaborarmos um projeto também devemos levar em conta as condições geográficas regionais para ter um bom aproveitamento das características locais.
Uma bioconstrução deve ser planejada para causar o minimo de impacto durante a edificação e ao longo de seu uso, tendo um bom planejamento energético ,fins corretos aos resíduos e sistema de armazenamento e tratamento da agua. Devem utilizar recursos naturais para geração de energia elétrica, térmica ou mecânica e um sistema de tratamento resíduos eficiente, que considere os resíduos como recursos e os reaproveite.
A bioconstrução surge como alternativa ecológica e econômica com o resgate de de técnicas tradicionais como adobe, taipa, pau a pique entre outros, adaptadas a atualidade, somando novas tecnicas e maneiras de aproveitamento de resíduos como garrafas pet, garrafas de vidro, pneus, embalagens tetra pak , paletes, sacos de raifa entre outros, que aplicadas de maneira criativa, geram um ambiente ecologicamente correto, com auto valor estético, arquitetura inspirada em formas encontradas na natureza, planejado de acordo com clima e integrado ao ambiente natural.
os bons resultados obtidos com a aplicação destes conhecimentos tem gerado um novo olhar sobre as bioconstruções e difundindo novos valores.
- Respeito e integração ao meio-ambiente
- Consumo minimo de energia ou auto-suficiente energética
- Aproveitamento máximo da agua e tratamento adequado
- Uso de materiais naturais baixo impacto ambiental e materiais recicláveis
- Sistema integrado de tratamento de resíduos
- Valorização dos conhecimentos locais e dos ciclos naturais na elaboração dos projetos